sexta-feira, 20 de setembro de 2013

“JURISTAS DO FACEBOOK”


Manoel Andante
                Essa discussão, surgida, repentinamente, com o julgamento do chamado mensalão, deu-me a vontade de repetir, na minha querida Faculdade de Direito da Universidade do Ceará, o Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, para reaprender a Teoria Geral do Estado, e, assim, poder entender o que os "juristas" do Facebook pretendem dizer com palavras, como "Democracia", "Estado Democrático de Direito", "Governo democrático" e outras mais, cujos sentidos, para mim, parecem sem sentido, a não ser que seus conceitos tenham mudado, convenientemente, para o gáudio de quem as empregam... Aliás, haverá diferença entre "Estado democrático de direito"... e "Estado democrático de fato"? ou entre democracia de direito e democracia de fato? Haverá leis injustas, ultrapassadas, e, por isso mesmo, caducas, ou seguiremos a máxima milenar "dura lex sed lex"? Porque, se o direito evolui, é para ser mais justo, nunca para proteger os bandidos, os malfeitores, e, fundamentalmente, os que desrespeitam os seus principais objetos: o homem e a sociedade
                Aguardo esclarecimentos urgentes, que me poupem de repetir os meus estudos, terminados em 1955... Obrigado!

Nenhum comentário: