terça-feira, 8 de outubro de 2013

"NORDESTINAÇÃO"


Baião de Dois (foto do site do restaurante Nação Nordestina)

Marcos Vinícius Chagas Spinelli
                Quem chama nordestino de "DO NORTE", mostra mesmo é que não tem norte algum e que Geografia nunca foi o seu forte. Pois quem é realmente do Norte, tem mesmo é muita sorte, porque lá (no Norte) a natureza é exuberante, os rios caudalosos, de águas muito fortes, isso aqui (no Nordeste), seu menino, não tem!!!
                Como também, quem chama nordestino de "BAIANO", não está totalmente enganado, pois nem todo nordestino é baiano, mas, com certeza, todo baiano é nordestino, sim senhor!!
                O certo mesmo é que todo nordestino é um forte, como um dia, Euclides da Cunha, em sua obra maior, “Os Sertões”, observou: "O nordestino é, antes de tudo, um forte".
                Também é certo que com todas as agruras da vida e as adversidades climáticas, o nordestino ama o seu torrão e expressa esse amor na forma de canções dolentes (quem já não se emocionou ouvindo o Gonzagão cantar “Triste Partida”). Mal o “pau de arara” arranca no rumo do Sul, ele já está pensando na volta, juntamente com a “asa branca” ao ouvir o primeiro “ronco do trovão”.  O coração do nordestino não sai do Nordeste. Como um bom menino, seu pé de lá nunca arredou. Mas, nunca é muito tempo, pois como o grande "Lua" cantou: "quem deixa sua terra natal em outros campos não para, só deixo meu cariri no último pau de arara". Então só no último “pau de arara”, o nordestino se rende e isso, pra mim, é procedimento de um forte!!!
                Mas no nordeste também tem muita beleza, gente boa e muita festa. A mais famosa e a maior de todo Brasil é a que ocorre no mês de junho, a festa de São João. Nesta festa tem forró e baião, balão, pamonha, canjica, quentão, carne-de-sol, pé-de-moleque, mungunzá e baião, não a dança, mas o de dois.
                De barriga cheia a brincadeira fica muito mió, o rastapé vara a madrugada, o nordestino toma muita cachaça, cerveja e, pra rimar, com empada, come também sarapaté com cheiro verde e como ele é muito hospitaleiro, chama todo mundo pra cá, não importa como venha, seja de pé, de carro ou de veleiro, pra ver como é que é.

Nenhum comentário: