quarta-feira, 27 de agosto de 2014

COLOCANDO OS PINGOS NOS III... V - A DEMOCRACIA NOSSA DE CADA DIA





Manoel Emílio Burlamaqui de Oliveira
                A nossa legislação eleitoral, elaborada, aprovada e obedecida por nossos congressistas, estabelece o voto majoritário para as eleições do poder executivo, enquanto impõe o voto proporcional para a eleição dos candidatos a deputados federais. E, os nossos "representantes", dão o golpe final, criando o voto de legenda! Resultado, os que pensam que votam nos candidatos que julgam como os melhores, estão, na verdade, votando nos partidos políticos e elegendo quem não pretendiam, aqueles que, de maneira espúria, (quase todos), conseguiram, pelo voto de legenda, se classificarem a frente dos que tiveram mais votos que eles, mas os seus partidos não obtiveram a legenda necessária para inclui-los entre os eleitos! Ilustrando, a candidata Luciana Genro foi a mais votada para deputado federal, no RS, mas não foi eleita, por seu partido não haver obtidido os votos de legenda suficientes, conforme a legislação eleitoral...Já o Tiririca, com mais de 1.400.000 votos de protesto, que obteve em SP, levou, com ele, mais três deputados federais, que não se elegeriam, caso inexistisse o voto de legenda. Aqui, no Piauí, temos a informação do meu amigo, Luiz Brandão, do PT, que, segundo suas declarações, no Facebook, foi candidato para servir de escadinha aos seus colegas de partido...
                Pois bem, tem gente que prega que devemos votar nos melhores, mesmo sabendo que se eles estiverem em partidos pequenos (principalmente de esquerda), nunca se elegerão, por falta da suficiência eleitoral de seus partidos.
                Além de engolirmos todas essas distorções, ainda validamos essa farsa, com nosso voto, na esperança de uma mudança de representantes no Congresso, que deveriam nos servir, e, não, se servirem!
                Hoje, vésperas de eleições, falam, prometem, exigem, a Reforma Política (Incluem, aí, a reforma da legislação eleitoral) como se fossem legislar contra seus próprios interesses e os dos Partidos a que pertencem! Mais uma farsa...
                O resultado de tudo isso, é a falência dos serviços públicos, da política social, da representatividade democrática, com a comercialização da educação, da saúde, da segurança, do transporte de massa, da mobilidade urbana, da preservação do meio ambiente, que enriquece nossos conhecidos falcatruantes, em detrimento da uma população pobre, sem recursos para obter o que lhe é assegurado, gratuitamente, por nossa Constituição e pelos chamados Direitos Humanos.
                E, nós, o povo, ainda sustentamos, pagando de nossos bolsos, os que deveriam nos servir e que pregam que os culpados disso tudo somos nós mesmos, que os elegemos! (eles próprios não o dizem, abertamente, mas os seus seguidores, sim. ignorantemente ou de má-fé...).

Continua

Nenhum comentário: