sexta-feira, 9 de junho de 2017

PAPEANDO, ANANDA, NADA MAIS...

Manoel Emílio Burlamaqui de Oliveira

O espírito e o fantasma
   O espírito de Ananda gosta, pouco, de ficar parado, escutando o que se fala, normalmente, em reuniões de família, ou de amigos, sempre o já esperado... Prefere sair de seu corpo e voar, sem compromissos, livre, para melhor conhecer, e descobrir, pra que serve a vida e tudo que a envolve!
   Não é um fantasma, como “o espirito que anda”, dos antigos Gibis, que, para que os bantos e zulus acreditassem nele, se passava por eterno, através dos seus descendentes e, por isso mesmo, nem fantasma era...
   É, apenas, um estudante, um pesquisador, um descobridor, que se encanta com suas descobertas, encantando, por sua vez, quem encontra o que deposita na sua prisão, “O Vestido”
   Por falar em fantasmas, não confundi-los com as aparições: enquanto os fantasmas sempre aparecem vestidos, com vestimentas do nosso conhecimento, pois são de pessoas que já se foram, as aparições são assombrações, criadas pelo imaginário popular, e nada têm a ver com nossos entes queridos, ou devedores. Delas, eu me pelava de medo, principalmente, da “mula sem cabeça que botava fogo pelas ventas”... Valei-me, Nossa Senhora, Mãe de Deus!!
xxx
   Por falar em vestido, querida sobrinha-neta, queres botar um vestido branco num espírito? Vou meter o meu bedelho onde não devia: deixa teu espírito em paz e demonstra teu carinho, teu amor e tua saudade de tuas avós dando uma baita festa e usas o vestido branco, com os anéis, que elas te deram... O sentimento que não sabes descrever vira o puro amor!
xxx
   Por favor, Ananda, tira da cabeça essa história de monge budista. Não mates teu espírito que voa, todos os que adoram viver irão sofrer muito com sua falta! Tu dissestes, “caminhar é conversar” ... Sabes de uma cousa, menina,? Eu caminho a semana toda, às 05h20min, e converso comigo mesmo, com vigias meus amigos, com moradores de rua, com minha cadela acompanhante, com os passarinhos que começam a cantar, com a praça que me acolhe, e chego em casa, ás 06h10min, leve, leve e sem cansaço!
xxx
   Aí, dizem que estou caducando... Morro de rir, caducar é coisa gostosa!

Nenhum comentário: