segunda-feira, 11 de junho de 2012

INEDITORIAL - POR QUE UM BLOG?

A. J. de O. Monteiro


Um dia, há mais ou menos dois anos, durante minhas elucubrações noturnas, avistei, no horizonte da vida, um ponto, apenas um ponto negro, que se aproximava lentamente mas com passos firmes. À medida que se aproximava de mim aquele ponto ia tomando forma. Uma forma assustadora mas que, estranhamente, não me alarmava. Era uma figura esguia, vestindo uma espécie de batina, com um capuz que lhe encobria a cabeça e não deixava ver-lhe o rosto, e trazia sobre o ombro uma foice de grande e curva lâmina. Ainda assim não me apavorei...!
Logo que minha miopia permitiu, pude ler, na face visível da foice, uma palavra: APOSENTADORIA! Então tive medo!  Como será o “Day after”...? Irei ficar gagá, deitado numa rede, sem nada que fazer?  Dando trabalho a minha mulher, intrometendo-me com o que não é da minha conta, chateado e chateando  Deus e o mundo?
Comecei, então, a traçar planos para o futuro: plano A – abrir um restaurante de comida macrobiótica; Plano B – explorar um depósito de materiais de construção; plano – fazer um curso de malabares e competir nos semáforos; plano – ser frentista de posto de combustíveis; plano – trabalhar como manobrista em locadora de veículos; plano – candidatar-me a uma vaga de auxiliar de subcarimbador em clínica ortopédica; plano – ser bedel em colégio de ensino médio da rede privada.
               Feitos os planos, fui avaliar as possibilidades de execução de cada um deles: planos A e B - não disponho de dinheiro para bancar o investimento; plano – não tenho habilidade psicomotora para a prática do malabarismo; planos DE, F e G – meus amigos empresários não me julgaram apto para o exercício de tais misteres.
              A minha apreensão continuou...
               E agora, O QUE FAREI?
             Aí surgiu a ideia: vou lançar um blog, para evitar o ócio mental... Mas como? Se sou, apenas, um cronista errático e com limitados recursos em informática...
               Ao compartilhar a ideia com os amigos, a surpresa!: Poncion, cronista dos maiores, ao mesmo tempo ácido e lúdico; Isaias, grande poeta tímido e Rui, romancista e inventor de sonhos, resolveram socorrer-me e prometeram enriquecer o blog com suas crônicas, artigos e poesias de qualidades já conhecidas; Manoel andante, velho intelectual socialista e furibundo analista político. Pronto, no quesito conteúdo, tudo resolvido.
                Restava, então, a questão técnica. Foi aí que entrou o Waldery, o neymar da informática: criativo, inteligente e rápido. Ele criou, formatou o blog, e, pacientemente, está me ensinando a operá-lo.      . 
               E assim, VOU BOTAR MEU BLOG NA RUA!
               

5 comentários:

Waldery Gomes disse...

Nem de longe tenho esses atributos do Neymar. Até porque esses modelos de blog já vêm pré-fabricados, apenas um ajuste aqui, outro ali e pronto.
Vamos lá!!! Boa sorte nessa empreitada.

Unknown disse...

Waldery, rapaz, dá um trato no cabelo que tu fica igualzinho ao Neymar.

Monteiro, estou curioso por conhecer sua faceta de blogueiro. Começou muito bem! :)

Antonio José de Oliveira Monteiro disse...

Obrigado, Paulo. Aceito contribuições, Inclusive de cunho jurídico,
caso julgues conveniente.

Waldery Gomes disse...

Será? Acho melhor procurar um punk...e visualmente Neymar trabalha melhor com os pés e eu nem trabalho bem nem com os pés e nem com a cabeça....Acho que uma peruca de punk deixaria vc semelhante com ele....já que vc trabalha muito bem com o cérebro.,,,,

Anônimo disse...

Entrando no "Broque" pela primeira vez e tendo passado uma vista por todas as postagens, fiquei curiosa com relação ao tema da APOSENTADORIA. Amante da leitura, do conhecimento e do constante estímulo da mente, gostaria de parabenizá-lo pela escolha da atividade para o começo de uma nova etapa da sua vida, unindo grandes amigos, produzindo arte, humor... no exercício intelectual e bem humorado de um cronista promissor. Aposentadoria sim, mas, ócio jamais. Vá em frente. Parabéns!!! Fabíola Araújo