Fonte: Agência Globo – por New York Times
Matéria repassada pelo Prof. Wilson Seraiane
No lugar
onde nasceu, no nordeste brasileiro, o estilo, levado pelo acordeão e música
dançante, conhecido como forró era chamado de música para empregadas e
taxistas. Não mais: o estilo não só se tornou popular com um público
"hip" do Rio e São Paulo, nos últimos anos, mas também parece que
este será o verão do forró em Nova York. Uma festa de forró no Botequim Miss
Favela Brazilian, em Williamsburg, no Brooklyn, tem atraído a atenção dos nova
iorquinos, que acham esta música nova e exótica, mas dançável num estilo
antigo.
Nesta sexta-feira, o Midsummer Night Swing, no Lincoln Center,
apresentará o show "Mestres do Forró Nordestino", com aulas de dança
antes. No dia seguinte, haverá um forró no Battery Park. E mais forró no evento
anual Brasil Summerfest, que acontece entre 21 e 28 de julho. Além disso, ainda
há dezenas de clubes em Manhattan, Brooklyn e Queens que tocam forró regularmente,
pronunciado pelos locais como "for-rou".
"Este estilo está sacudindo Nova York agora", disse Hap
Pardo, o gerente do Cafe Wha?, em Greenwich Village, que colocou o forró nas
noites de segunda-feira no bar. "Nós queremos fazer parte disso. Alguns
dos meus amigos estão fazendo capoeira e isso os colocou nesse novo cenário.
Eles olham o forró como uma forma de exercício em que se diverte também".
O centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, a grande estrela do
forró, ajuda a explicar em parte este interesse repentino e o show no Lincoln
Center em tributo a ele. Um artista dinâmico que tocava acordeão e cantava,
Gonzaga, que morreu em 1989, também era o compositor de "Asa branca",
uma música sobre a saga de um retirante tirado de sua terra pela seca. A canção
é tão popular no Brasil que às vezes é chamado de hino nacional alternativo.
"Luiz Gonzaga foi uma dessas figuras únicas, como Elvis
Presley", afirma o percussionista Mauro Refosco, fundador da banda Forró
in the Dark, baseada em Nova York. "Ela tinha o pacote completo: grandes
letras e melodias combinadas a uma voz forte e apelativa, com uma presença
fantástica no palco. Ele era absolutamente um showman, e sabia disso".
Como uma forma de dança, forró descende da quadrilha, um estilo da
França medieval que depois foi para Portugal.
"Mas o Brasil do jeito que é transformou a dança com
movimentos mais sensuais", informa a cantora Liliana Araújo, que também é
professora de dança. "As pessoas dançam mais próximas. É um dois pra lá,
dois pra cá, mas muitos outros movimentos e rodopios foram adicionados".
Nenhum comentário:
Postar um comentário