sexta-feira, 7 de junho de 2013

PÃO MASSA O QUÊ...?



A. J. de O. Monteiro
               
              Entrei na padaria, aproximei-me do balcão e a atendente, solícita, perguntou: “e o Senhor, moço, vai querer o quê?” – X pães massa grossa, respondi. “Massa o quê?” Perguntou a balconista. Apontei para a caixa de pães e disse: X pães daqueles ali. – “Ah, são pães de sal”, disse ela. E com um leve e debochado sorriso, atendeu meu pedido. Dirigi-me ao caixa, paguei os pães e tomei o rumo de casa.
                Essa situação se passou em 1973, no dia seguinte a minha chegada à Brasília, mais precisamente numa padaria do Guará, cidade satélite da capital brasileira, fincada em pleno sertão goiano, impregnada, portanto, dos modos e costumes do gentio da região. A partir de então passei a pedir pão de sal ou pão doce e não mais massa grossa ou massa fina... Afinal, em Roma, como os romanos.

                Vinte e dois anos depois, de volta à Teresina, definitivamente, fui a uma padaria comprar o pão nosso de cada dia e lembrei-me do ocorrido... Confiante dirigi-me à balconista e pedi: Por favor, moça, me dê X pães massa grossa... Ela me olhou com certo ar de desdém e perguntou: Pão massa o quê, senhor...?”Uma cliente que estava ao lado, olhou-me por sobre os ombros e sussurrou, fazendo biquinho: “É pão francês, homi, pão francês! O senhor é de onde?”Contendo o palavrão, respondi: sou daqui, nasci aqui e vivi aqui até os meus 22 dois anos, quando fui prá Brasília, comprei, quase que diariamente, pães massa grossa na padaria de “seu” Roldão, ali na Praça do Liceu. Voltei a morar em Teresina agora e vou comprar e comer todos os dias, pães massa grossa ou massa fina. Pão francês quem come é carioca, pão carioquinha é coisa de paulista, pão de sal é para goianos e candangos. Para mim, que sou piauiense, isso ai é pão massa grossa! A madame afastou-se, com um muxoxo e a balconista, de mau gosto entregou-me os pães. Dirigi-me ao caixa, paguei e voltei para casa onde tomei meu café com leite, acompanhado de pão massa grossa bem amanteigado, cuscuz de milho e bolo frito...

Um comentário:

CienciadeArte disse...

Interessante seu post! Gosto de analisar as nomenclaturas. A respeito de pão, escrevi um post em meu blogue. Dê uma olhada e faça seu comentário, se possível.

http://cienciadearte.blogspot.com.br/2014/01/vai-um-paozinho-mas-qual-massa-grossa.html