quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PERGUNTO-ME E ME RESPONDO, SALVO MELHOR JUIZO...




Manoel Emílio de Oliveira Burlamaqui
             
Passados os momentos de euforia (meus), fiquei reparando que muita gente andou dando palpites sobre os dias venturosos que marcaram a pátria amada... O que queriam, mesmo, os manifestantes? quem eram eles, só estudantes? e quem eram os tais baderneiros, o que queriam, seriam, apenas, vândalos? Respostas surgiram de todos os lados, cada palpiteiro puxando brasa pra sua sardinha. Até os indefectíveis analistas (?) de plantão meteram sua colher nas discussões! Alguns diziam que a ideia dos protestos partiu da "direita", para defenestrar o governo democrático da Presidenta... outros, que o povo manifestava-se livremente graças à democracia democrática implantada por Lula e assegurada por sua substituta. Teve gente falando de que os estudantes, que queriam baixar os preços dos transportes, foram utilizados (inocentes uteis) pela oposição ao governo do PT! e por aí vai...
                E quanto à baderna, denominada, posteriormente, por gregos e troianos, como vandalismo devastador do Leblon (vôte!) Era a "esquerda", ou era a "direita" que desejava acabar com as manifestações populares, incutindo medo aos manifestantes, de serem julgados irresponsáveis? Ou era gente safada que dava tudo por um quebra-quebrazim, de vez em quando? Que nada, diziam outros, eram os bandidos dos moradores da rua, cheiradores de coca e fumadores de crack (por que será que deram esse nome, crack?) que surgiam para depredar e roubar as lojas e nada tinham com as manifestações... Desde que o homem surgiu que se diz que "o pior cego é o que não quer ver" Credo! pra mim, que nunca quis ser dono da verdade, ficaram muito claras algumas coisinhas para as quais chamo a atenção de quem me lê: 1 - Parece-me que o descontentamento dos manifestantes ficou expresso, e representou, ali, o descontentamento do brasileiro, com o transporte urbano e interurbano. Justo ou injusto? Pra mim, justo! Com a educação pública sucateada e ao baixíssimo salário dos educadores. Justo ou injusto? Pra mim, justo, uma calamidade! Com a saúde publica praticamente, abandonada ou inexistente. Justo ou injusto? Pra mim, justíssimo! Com a inexistência da Segurança Publica. Justo ou injusto? Pra mim, não precisa nem responder... Mais que justo! Com o tratamento do Meio-ambiente, com o saneamento básico. Justo ou injusto? Pra mim, justo! Com a corrupção dos três Poderes, principalmente do Legislativo e do Executivo (a do Judiciário é pouco conhecida). Justo ou injusto? Pra mim, justo, justíssimo, totalmente justo! Enfim, as manifestações foram justas ou injustas? Pergunta fundamental, pois não?, pra mim já vieram tarde, muito tarde, mas, muito justas! 2 - A quem atingiram as manifestações? aos responsáveis pela situação da nação. Quem são eles? os representantes do povo, eleitos pelo povo. para atender, em seu nome, às exigências do bem-estar social, da justiça, da ética e da moral, da dignidade humana, e da sua sobrevivência e que nada fizeram, a não ser para si próprios... 3 -E os bagunceiros, os baderneiros, os vândalos, quem eram? o que queriam? não sei, nem quero saber. Achei suas ações mixurucas, que só serviram para amedrontar a Globo e o Sérgio Cabral. Uma bostícula, que não deu pra sujar as aguas do oceano! 4 - Alguém ainda vai dizer que o culpado de tudo é o povo, que escolheu seus representantes...Mentira deslavada, não houve escolha nenhuma, votamos, obrigados (senão perdíamos nossos direitos de cidadãos) em candidatos escolhidos pelos donos dos partidos políticos do Brasil! Preciso citar seus nomes? 5 - Dizem que vão fazer a reforma política, pra acabar com eles mesmos... e eu vou acreditar! Digam outro chiste, bando de félas...

Nenhum comentário: