quinta-feira, 12 de setembro de 2013

VAIDADE, POEIRA E VENTO.



A. J. de O. Monteiro
              Hoje conclui a leitura do livro “VAIDADE, POEIRA E VENTO”, de autoria do piauiense Cláudio Said. O livro foi a mim presenteado pelo amigo Manoel Emílio (isso já é sintoma de que a obra tem qualidade).
                Certo dia, Manoel liga pra mim e me convida para ir a sua casa tomar uma cachaça mineira. Logo que sentei, ele me estende um livro, dizendo: "Monteiro, leia a última página desse livro". O que fiz com estranhamento, é claro. O que o meu amigo quis foi mostrar a coincidência entre o final do livro e o final de uma “estória” que publiquei aqui no Brogue da Tia Corina, sob o título “Tanto Amor... Tanto Mar...”. Não vou mencionar tal coincidência, para não bancar o “estraga prazer”.
                O livro me encantou. O autor, com fluidez e domínio do tema, faz uma mixagem entre a realidade que pesquisou e a sua imaginação, romanceando a rica história de vida de Lampião, o “rei do cangaço”, entrelaçada com a história de Zé Limeira, o “poeta do absurdo” e, em menor presença, Pe. Cícero e políticos contemporâneos interagindo entre eles e os personagens ficcionais. Quem quiser descobrir o que é real, e o que é ficção, o autor indica as fontes de sua pesquisa.
             A habilidade narrativa do escritor nos transporta pelo nordeste do início do século passado, através das cidades e matas que serviram de cenários para as pelejas de balas entre Lampião e as volantes policiais e as pelejas de palavras entre Zé Limeira e outros cantadores famosos. Nessas toadas nos apresenta aos homens e mulheres do sertão daquela época, com seus hábitos e costumes; com seus pudores e despudores; com suas virtudes e seus pecados. Tudo isso ele nos oferece através das reminiscências de um velho pároco que, fechando o balanço da vida, faz uma velada mas pertinente crítica aos grandes atores da época: a igreja, o governo, a política do coronelismo e à sociedade em si mesma, ao mesmo tempo puritana e devassa.
             Gostei e recomendo.

Nenhum comentário: