quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ESPIONAGENS, DIREITOS AUTORAIS E OUTRAS MAZELAS.


A. J. de O. Monteiro
                O “Brogue da Tia Corina”, foi estruturado no modelo mais simples oferecido pelo “blogspot”, por isso, para deixar o “Brogue” mais atraente, utilizava ilustrações obtidas no “google” e que tivessem alguma relação com os textos postados (artigos, crônicas, “causos” poesias, etc.). Imaginava que as fotos e imagens fossem de domínio público, pois não havia qualquer alerta a respeito de direitos autorais. Mesmo assim, por recomendação, de quem conhece melhor os meandros da “Web”, postava tais ilustrações com o “URL” para registrar suas origens e/ou autorias. Estava tranquilo quanto a isso, mas, para minha surpresa, recebi, do “blogspot” um “e-mail”, do qual transcrevo alguns trechos:
O Blogger foi notificado, de acordo com os termos da Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA), de que determinado conteúdo em seu blog supostamente infringe os direitos autorais de terceiros. Como resultado, redefinimos a postagem para o status de \"rascunho\". Se não fizéssemos isso, estaríamos sujeitos a uma ação judicial de violação de direitos autorais, independentemente de seus méritos. (.......)A DMCA é uma lei de direitos autorais dos Estados Unidos que fornece diretrizes sobre a responsabilidade dos prestadores de serviços on-line em caso de violação de direitos autorais.(.......) Violações recorrentes de nossos Termos de Serviço podem resultar em ações corretivas contra sua conta do Blogger, incluindo a exclusão de seu blog e/ou o encerramento de sua conta. As notificações da DMCA relativas ao conteúdo de seu blog também podem resultar em ações contra contas do Google AdSense associadas. Caso tenha dúvidas jurídicas sobre a notificação, consulte um advogado. Atenciosamente, Equipe do Blogger URLs afetados: http://broguedatiacorina.blogspot.com/2012/09/impotencia-gonzagao-tem-solucao.html
                O conteúdo a que se refere a notificação é um arranjo de cactus que lembra um “phallus erectus”, inclusive com testículos (aqueles pequenos cactos em forma de bola. Dá para imaginar, não dá?). A imagem, como já disse, obtida no “google”, serviu para ilustrar um artigo do Prof. Wilson Seraine com o título de “IMPOTÊNCIA? GONZAGÃO TEM A SOLUÇÃO”(muito apropriado, portanto).
                Em razão disso e considerando as últimas ações do “grande irmão do Norte” no Iraque, e no Afeganistão), sem contar as ameaças à Síria, ao Irã e as escutas feitas contra Chefes de Estados aliados, como Brasil, México, França e Alemanha (a Inglaterra hoje não é aliada, é colônia) e, ainda, a violência perpetrada contra o brasileiro detido ilegalmente na capital colonial (Londres), resolvi, por precaução, remover todas as ilustrações do “Brogue” obtidas no “google”.
                Por fim, e sem nenhum ressentimento, recomendo aos zelosos (ou às zelosas) agentes da tal DMCA evitar, por descuido, é claro, sentarem-se no arranjo que serviu de modelo para a ilustração em causa.
                Em tempo: Aqui, no Nordeste do Brasil, o nome da planta é mandacaru e dá uma boa rima! Ou não dá...?

Nenhum comentário: