domingo, 17 de julho de 2016

SER HUMANO/SER HUMANO



Manoel Emilio Burlamaqui de Oliveira

  Somos, segundo as últimas estatísticas, sete bilhões e duzentos milhões de seres humanos , também conhecidos por “pessoas”, habitando o planeta Terra. Por sua vez, o planeta Terra, gira em torno da estrela Sol, uma das menores do Universo, onde existem bilhões e bilhões de outras estrelas, que, segundo nossos cientistas, também, devem possuir seus planetas, habitados ou não (Isso é outra história...)
  Pois bem, coube a mim, receber uma incumbência (ou desafio?), via facebook, de um amigo meu, o cronista A.J. de O. Monteiro,: analisar algo que só tem valor (se tiver...) para nós, meros habitantes da terra: o que seria o “ser humano” !
  Primeiro, vamos colocar os pingos nos iii: ser (verbo) humano poderia ser conjugado “Eu sou, tu és ele é, nós somos, vós sois, ele são”, humano (s). Será, então, a palavra humano um adjetivo, como nas frases “ser bom, ser amigo, ser desprezível”... Porem, há, no mínimo, uma diferença, pois, ser (verbo) humano, no meu pouco entendimento, é portar as qualidades e os defeitos do animal racional homem. E serve de desculpas, ou de elogios, quando afirmamos “ele é um fraco , um mau caráter”, ou “ele é admirável, um verdadeiro homem...”
  Já, ser (substantivo) humano, é um ser, ente, indivíduo, ou espécie, do reino animal, que anda em pé, pensa, raciocina, acumula conhecimentos, escolhe o que lhe parece melhor, se organiza e tem a capacidade de construir e destruir, conforme os conhecimentos adquiridos, no tempo e no espaço, e os objetivos, gananciosos ou não, a que se propõe alcançar...Mais uma vez, a palavra humano, qualifica, identifica, um ser, agora, substantivo.
  Fico imaginando, amigo velho, deparando-me com um velho estranho e perguntando-lhe: “Que ser sede vós?” E a resposta: “sou um andante, um mago, um envelhecente, pronto para lhe dar umas bengaladas por sua pergunta impertinente e idiota”!
  Convencê-lo-ia a gastar sua irritação com quem, de vez em quando, sem ter o que fazer, conta uns “causos” acontecidos com tal de Mago Manu! Reza, Monteiro, para que esse encontro não aconteça, pois não me responsabilizarei pelo que , dele, advirá...

Nenhum comentário: