sexta-feira, 14 de junho de 2019

REFRIGERANTES: TOMAR OU NÃO?



Rebeca Lima Monteiro*

                Quando tratamos do assunto refrigerante, são muitos os posicionamentos, existem aqueles que aprovam seu consumo de maneira liberal e assim o fazem e existem também aqueles que o condenam de maneira veemente.  A questão me leva ao conceito de equilíbrio que o ser humano precisa ter nas diversas esferas da sua vida e isso inclui sua alimentação.
                 A decisão por consumir alimentos minimamente processados, processados ou ultra processados deve ser feita de maneira consciente.
                Vou deixar algumas orientações e espero que elas os ajudem a compreender um pouco melhor sobre equilíbrio alimentar! 
O que é importante você saber:
— os refrigerante, assim como os demais produtos ultra processados são ricos em açúcares, possuem baixíssimo ou nenhum teor de fibra e não vão trazer benefício ou funcionalidade, fisiologicamente falando.
— Porém, já falei para vocês e deve-se reforçar que: a nossa alimentação não está relacionada apenas às nossas necessidades biológicas, mas também às culturais, psicoemocionais, financeiras, regionais, religiosas, à logística da nossa rotina entre outros fatores. Há um contexto em tudo isso.
— um consumo moderado é diferente do consumo corriqueiro, como os próprios termos já definem. O refrigerante ou qualquer outro alimento com suas mesmas características ou bem próximas, se for consumido, deve ser feito com entendimento, ou seja, não deve ser substituto da água, caso você o tome para saciar a sede. Também não é suco ou uma bebida que acompanha uma refeição, mas sim um preparado de compostos que não vai ofertar valor nutricional algum.
                Por fim, a orientação que eu deixo é: se você quer consumi-lo, faça-o de maneira esporádica, observando o seu contexto alimentar. Se você se alimenta bem, e de forma variada, com base em preparações mais naturais e uso de minimamente processados, é praticante de atividades físicas regulares e mantém um boa hidratação, talvez o consumo em uma festa, uma comemoração ou acompanhando aquele prato que você come apenas em momentos especiais não venha a trazer grandes prejuízos, mas em outros casos, é bom que se tenha mais cuidado e atenção.
                A palavra do dia é: consciência, não só para observar o que você tem feito de desfavorável em relação ao seu consumo alimentar, mas para compreender os seus hábitos e não se condenar por aproveitar determinados momentos da vida.
                Se esse texto te ajudou, deixe um comentário aqui e vamos conversar mais um pouco mais sobre esse assunto! Ou se você precisa de ajuda para mudança de hábitos, marque uma consulta e vamos conversar.

*Nutricionista
CRN 28537


Nenhum comentário: