terça-feira, 10 de julho de 2012

O PREÇO DO VOTO



Osvaldo Pereira da Silva Sousa
Bel. em Ciências Contábeis e Pós-graduado em Gestão Pública

              Definir o preço do voto pode ser tarefa das mais difíceis. Varia, conforme o caso, com a situação econômica, a sofisticação linguística, o apelo emocional ou, até mesmo, o espectro garboso do pretendente.
              Existem as mensagens subliminares de uniformização de preços e aí operam as pretensões ditatoriais, já que elas não reconhecem as diferenças e tratam o indivíduo no mesmo grau de valor instrumental, a serviço de um grupo ou partido político.
              A vaidade que toma conta de alguns governos obriga-lhes a se utilizar de estratégias, carregadas com o objetivo subjacente de dominação, na mais ampla acepção do termo. Se recorrermos a exemplos, estes estão a olhos vistos. Como prática recorrente renega o passado e criam a história,- "nunca antes neste país" - dando visibilidade a seus supostos feitos. Mas, das estratégias, existe aquela que dá o ar da legitimidade e da probidade e que representa uma variante da armadilha: o voto. Sim, ao lançar mão deste recurso, o governo o faz protegido pela lei. Entretanto, os caminhos até chegá-lo, (o voto), seguem regras escusas. Falar disso é evidência de um processo eivado de vícios. Portanto, a passos largos do que se deseja: a preservação do “livre” exercício de cidadania na medida exata das palavras sem interpretação alternativa de significado.
              É certo que o resultado de eleições produz efeitos para todos qualquer que seja a composição do voto, embora o preço de cada um, em respeito às características individuais, comportem variáveis da medida. Se não, vejamos: o estado famélico de um povo, a condição cultural, o assistencialismo cativante e o pobrismo - expressão que traduz a falsa empatia com a condição do pobre e expõe o jogo de pobre x rico, com um ganhador: o governo - são fatores que moldam o sufrágio a gosto de quem governa e reduz ao mínimo a capacidade de indignação, chegando-se a um preço, que, em situações diversas das descritas, ter-se-ia um outro valor.
              Parece o desenho de um cenário anuviado. Mas é isso mesmo, tudo podendo ser acompanhado de práticas patrimonialistas, onde a administração cumpre uma atuação negativa. Quem trabalha com a manipulação das ideias socialistas/marxistas procura uniformizar esses valores, jogando-os todos na mesma vala comum, e assim é feito com o uso sistemático do discurso da igualdade socialística. Países terceiro-mundistas, em especial os latino-americanos, se enquadram bem no figurino; elegem, em certa medida, as suas regras de escolha de governo, e o povo, ao fazê-lo, é afetado com o agravante da vulnerabilidade perante os efeitos midiáticos. Socialismo, que se diga, com precedentes fora de propósitos humanitários, tendo produzido milhões de cadáveres em benefício de um soberano e que ainda hoje seduz aos que resistem em reconhecer a soberania popular. 

Nenhum comentário: