quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FÁBULAS FABULOSAS – A CIGARRA E A FORMIGA



Manoel Andante



       O inverno, daquele ano, vinha cedo e pesado! As formiguinhas, adivinhando o temporal que se aproximava, começaram, cedo, o trabalho de armazenagem dos alimentos, a arrumação do formigueiro, a cobertura do seu buraco e, ouvindo o canto interminável de D. Cigarra, com a indefectível viola, foram até ela e a convidaram: "A senhora não quer fazer um puxado, pra não sofrer com a neve que está pra cair?" a cigarra riu e respondeu: " nasci para cantar, minhas amiguinhas, nunca aprendi a fazer outra cousa". e la se foi com sua cantoria, deixado as formigas indignadas com aquela resposta.

        ...Passaram-se os dias e chega o inverno rigoroso. O canto da cigarra foi ouvido, ainda, por alguns dias, e depois, calou.
        Mais uns 15 dias se passaram e eis que as formiguinhas ouvem uma forte batida em sua porta: "quem será, se for aquela cigarra, vamos mandar ela dançar!" Não façam isso, falou a formiga mais velha, tenham piedade, não custa nada lhe fornecer abrigo e comida, que temos de sobra!" Abriram a porta, que surpresa!: Dona Cigarra estava numa reluzente Ferrari, com motorista particular, toda empelicada, contra o frio, e viola ao lado...
        "Bom dia, minha amiguinhas, querem alguma cousa para Paris?" e contou: "Depois que vocês me fizeram aquele gentil convite, apareceu um cidadão, especialista em marketing (ele disse que fez a campanha prum tal de Lula) e me convidou pra ir com ele, embevecido com minha voz! Eu fui, visitamos a cidade maravilhosa e me apresentei nos programas do Faustão, da Ana Maria, do Hulk, do Raul Gil, e outros, e, agora, estou indo me apresentar no Olimpia de Paris. Lembrei-me de vocês e não pude deixar de vir ofecerer-lhe meus préstimos... As pobrezinhas ficaram embasbacadas!
        Foi quando se ouviu uma vozinha lá atrás; "Dona CIGARRA, EU QUERIA UM FAVOR SEU!" - "Diga, queridinha" - "Dona Cigarra, se a sra. encontrar, por lá, tal de La Fontaine, diga àquele viado que vá pra puta que o pariu!"
        Esopo, que escutou tudo, quase morreu de rir! - "Quem manda?"

2 comentários:

Ana Bailune disse...

Hahaha! A cigarra tem todo o meu apoio!

Louraini Christmann - Lola disse...

Pois é....
São as oportunidades da vida...
Ser formiga hoje, ser cigarra amanhã,
eis a questão.
Um grande abraço!
Feliz 2014.