quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ENGORDA E ABATE



 A. J. de O. Monteiro


            Lembram do Papainha? Aquele do “voto secreto”? Claro que sim, o personagem mais animado e galhofeiro que o bar da Miúda já conheceu. Pois bem, um outro “causo” contado por ele nas nossas reuniões sabatinas, envolve, também, a figura de “seu” Doca.
            Contava ele (Papainha), que “seu” Doca era tido e havido como o maior conhecedor de gado bovino da região das Inhumas, sendo dotado de um olhar clínico capaz de classificar os animais sem ajuda de qualquer técnica veterinária. Segundo nosso contador de “causos”, “seu” Doca, quando as crias de um determinado ano atingiam a idade de novilhotes (uma espécie de adolescência dos bovinos), ordenava aos vaqueiros reuni-las no curral, montava seu cavalo e passeava entre eles, olhando, analisando sem nada falar. Depois de algum tempo, sentenciava:  “Separa aqueles dois ali para a reprodução. Os demais pode capar para engorda e abate”. Nunca falhava.
            Muito tempo depois, “seu” doca, já falecido, era assunto de uma dessas reuniões familiares que ocorriam nos terreiros das casas, à luz do luar. Cada um lembrava uma passagem de “seu” Doca e, obviamente, essa da classificação do novilhotes entrou na pauta e o Papainha não perdeu o mote, saindo-se com esta: - “A sorte de vocês, queridos irmãos, é que papai não usava essa habilidade para classificar os filhos, pois senão  teria sido eu escolhido para dar prosseguimento à linhagem dos “de Deus Nogueira” e vocês teriam ido para a engorda, só para a engorda... Sorte de vocês...”. Todos protestaram mas ele, irreverente, soltou sua inconfundível gargalhada acompanhada de seu gesto característico batendo a palma de uma das mãos contra a outra fechada – top, top, top.

Nenhum comentário: