sexta-feira, 5 de julho de 2013

MEU PIAUÍ



Manoel Emílio Burlamaqui de Oliveira

                Meu Piauí, de praias formosas, de grandes rios, de mananciais de água subterrânea, de mil açudes e açudecos, de cerrados e de solos ricos, de abundantes minérios, de carnaúbas e babaçus, de povo bom e hospitaleiro, até quando continuarás grande, no teu tamanho, e pequeno no teu desempenho?
                Pedra do Sal, Amarração, Coqueiro, Macapá, Barra Grande, Cajueiro, Barrinha, Delta do Parnaíba, onde estão teus peixes, teus caranguejos, teus camarões, que não os vejo mais? Parnaíba, Luís Correia, onde estão os turistas, que, como o porto, não chegam nunca?
                Rios de minha terra, Parnaíba e Poty, Piauí e Gurguéia, Uruçuí Vermelho, Canindé e Longá, Jenipapo e Marataoan, porque tuas águas estão poluídas, porque teus leitos estão assoreados, onde estão teus pescadores? Será que tuas margens não servem para irrigação?
                Teus poços jorrantes, a jogar água para o céu, teus açudes deixados ao léu, sem que, deles, o povo tenha serventia! Cerrados, tão bons, para os de fora, e para os teus filhos, meu Piauí? Tuas terras são tão frutíferas, para os ricos, e tão improdutivas, para os pobres!
                Piauí, com tanta água e, teus filhos a morrer de sede... Piauí, com tanta terra, e teus filhos se mudando, sem ter o que comer, sem ter onde morar, sem ter em que trabalhar!
                Piauí, tu não te compadeces de tantos filhos teus sobrevivendo abaixo do nível da pobreza, sendo tu, potencialmente, tão rico! O que é feito de teu extrativismo, de teus babaçuais, carnaubais, tucunzais, de teus minérios, daquilo que nosso mar e nossos rios nos oferecem, com tanto carinho e tanto valor!
                Eu me orgulho de seres o polo de saúde “melhor do norte/nordeste”, mas, francamente, querido Estado, sinto vergonha de tuas chagas, de tuas doenças, das carências de tua população, tão fácil de serem curadas, não fosse o mau uso dos recursos públicos, do nosso rico dinheirinho! Eu me orgulho de um teu filho, de escola pública, ter ganhado prêmio, ainda que em concurso fajuto, eu me orgulho de um colégio particular ter se sobressaído em ranking de não sei o que, mas, minha terra natal, e o resto? Por que pagam tão mal aos que fazem a Educação neste Estado? Será que pensam que, só os Secretários são merecedores de salários altos? Será que os professores estão aí pra ensinar greve aos, eternamente, explorados?

                Valhei-me, Senhor, que não suporto mais os discursos desenvolvimentistas dos inocentes, e, muito menos, os dos maus-caráter! Até quando, Senhor!

Nenhum comentário: