segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DAS CHANCES GANHAS...


Manoel Emílio Burlamaqui de Oliveira
                Há bastante tempo que leio jornais, somente, aos domingos. E, também, apenas, os comprados por minha mulher: O Dia e Meio norte. Isso me dá duas chances de me deleitar, por ler o "Echos da Chapada", do prof. Cineas Santos, com suas crônicas admiráveis, e a coluna do jornalista Cláudio Barros, a "Frente Ampla", que me serve de informativo das estatísticas econômicas do Piauí, do Brasil e do Mundo.
                Cineas fala do passado saudoso, como se fosse presente, deixando-me uma enorme alegria em revivê-lo; como do presente, analisando-o e o criticando, com maestria, para que seja melhor entendido, e, claro, utilizado, pelos que gostariam de fazer uma forcinha pelo futuro, que venha melhor que o esperado... Tenho-lhe a maior admiração, pelo intelectual que é!
                Já o Cláudio, um misto de estudioso da História, com apaixonado pela glutonaria, serve-me, também, como balizador do capitalismo, com suas críticas ao que ele considera "esquerda". Assim, esse brilhante jornalista, me faz trilhar caminhos "nunca dantes navegados”, ao ler suas lapadas contra os países ricos, a favor de uma maior, e melhor, distribuição da riqueza, ou suas indicações, sub-reptícias, para que se leia, ou se ouça, um de seus oráculos preferidos, o FHC... Vez por outra, penso que ele está tendo uma recaída pelas esquerdas, mas, logo depois, vejo que sua parcialidade de liberal não vai permitir que fato tão auspicioso aconteça!

                Ah!, quase esquecia de uma terceira chance, que o não acesso, diário, ao jornais, me dá: não ler as besteiras com que somos brindados por um magote de tolos, que se acham "jornalistas", como a que dá título a uma notícia, ou reportagem, sobre câncer de próstata, no Meio norte de hoje: "Homens obesos têm chances maiores de morrer"! Com essa, vou emagrecer mais uns quilinhos, pra ver se fico pra semente... Vôte!

Nenhum comentário: