sexta-feira, 22 de agosto de 2014

COLOCANDO OS PINGOS NOS iii... I- INTRODUÇÃO


Manoel Emílio Burlamaqui de Oliveira
               
             Ultimamente, de uns tempos para cá, leio e escuto, muita gente, empregando termos como democracia, estado democrático de direito, governabilidade, cidadania, participação, poder, crescimento econômico, políticas sociais, estatização, privatização, empresas públicas, empresas privadas, luta de classes, serviço público, e outros mais, no afã de defender suas ideologias e convicções, elogiando/condenando governos socialistas, comunistas, capitalistas, liberais e neoliberais, e, até, ditatoriais. A grande maioria dos que se utilizam desses termos e os introduzem em seus discursos, confundem-se e se contradizem, pois, parece, desconhecem seus significados. Alguns os utilizam de má-fé (vejam os políticos), outros, entretanto, o fazem conscientemente, na defesa de seus interesses, de sua classe (corporativismo), ou mesmo, de suas politico-ideológicas.
                Eu mesmo, muita vez, excedo-me em minhas colocações, ao condenar aqueles com cujas ideias, ou posturas, não concordo, desrespeitando o dever de não julgá-los. Confundo-os com suas falas, quando deveria, tão somente, exercer o direito de criticar e de não compactuar com suas ideias ou posturas. Porém, quando encontro alguém que despreza, ou não possui princípios éticos, não consigo me segurar e xingo pra valer... O que, aliás, além de ser um desabafo, é muito gostoso!
                Ao escrever os textos que se seguirão, não estou querendo ser um pretencioso, mas, simplesmente, usar do meu direito de expressão para tornar mais clara a minha postura diante da atual realidade brasileira e dos caminhos que surgem no nosso horizonte.

                Até amanhã.

Nenhum comentário: