segunda-feira, 16 de março de 2015

O CRIATIVO CESINHA


Marcus Vinicius Chagas Spinelli

                Cesinha é um cara respeitado, bem casado e mora no bairro Estação da bela cidade de São Lourenço, que fica localizada no chamado "circuito das águas" no sul de Minas Gerais.
                 Quando Cesinha está inspirado e com bastante sede, vai mitigá-la no bar do Geraldo que tem um "trailler" perto de sua casa, tomando uns goles de cachaça e algumas cervejas. Em certas oportunidades dessas idas do Cezinha ao bar do Geraldo eu, Marcus Spinelli, também estava lá, fazendo a mesma coisa que o iluminado Cesinha. Neste clima ameno e prazeroso, logo tem início um colóquio, desses de bar, onde falávamos de tudo: Situação do país, mulheres, fofocas etc.
                 Aí, não sei se por força das “cagibrinas” ingeridas ou por qualquer outro motivo, o insigne Cesinha, no meio da conversa, disparava suas pérolas tais como: “Pelé nasceu em Dom Viçoso”- quando todo mundo sabe que Pelé nasceu foi em Três Corações - ”Eu vomitei um câncer”, explicando: “um carnegão avolumado cheio de capilares enraizados" e por último, mas não menos inusitado - "eu tive um enfarto na coluna vertebral", mas sem antes enfatizar dizendo: "eu não minto nunca".
                  Para não validar a sabedoria popular de que quem cala consente, retrucava-o indagando se esta sua assertiva: "eu não minto nunca", já não é uma mentira...?
                 Vale salientar que essas afirmações que o preclaro Cesinha faz por aí, especialmente no bar, são esparsas e lançadas em meio a qualquer assunto, mesmo que totalmente fora de contexto. É que o pensador Cesinha, aposentado que é, dispõe de tempo e imaginação para engendrar suas puríssimas pérolas.
                   Deixo para vocês leitores a seguinte pergunta: será que Cesinha mente ou não mente? Ou se se deleita em criar factoides?
                 “Dai a Cesar o que é de Cesar”.

Nenhum comentário: