sábado, 14 de maio de 2016

CADÊ A DEMOCRACIA QUE ESTAVA AQUI? O GATO COMEU!


Manoel Emílio Burlamaqui de Oliveira
               
                 Há muito tempo, nem lembro quando, decorei que Democracia era o governo do povo, pelo povo e para o povo. Mais tarde, ensinaram-me que “governo do povo, pelo povo e para o povo” era um governo de pessoas, escolhidas pelo povo, para, como seus representantes, pagos pelo povo, executassem obras e serviços, com os recursos arrecadados do povo, que proporcionassem aos seus representados, o povo, aquilo que lhes foi delegado para fazerem, isto é, o seu desenvolvimento social e o seu desenvolvimento econômico! Ora, se o governo é do, é para e é pelo, parece-me ser um governo participativo, maiormente, quando cabe aos governantes obedecer aos que lhes botaram no governo... Também, a escolha dos caminhos para o desenvolvimento, sendo indicada pelo povo, é um fruto da participação, é um fruto da democracia! Entretanto, basta faltar o “do”, ou o “para”, ou, ainda, o “pelo”, complementados da palavra povo, para não existir democracia, por conseguinte, não existir o tal “Estado Democrático de Direito” e, muito menos, o “de Fato”.
               Se isso é verdade, então, o título deste artigo, plagiado de minhas brincadeiras de criança “o gato comeu”, não devia ser o encimado, pois, afinal, a Democracia nunca esteve aqui, portanto nunca serviu de comida para o “gato”... Mas, o bichano comeu alguma cousa e engordou, como tem engordado a cada ano que passa, que ninguém se engane disso! Comeu o que? O que estava aqui e desapareceu? Resposta óbvia, o governo da D. Dilma, o PT de seu Lula, o próprio Lula e todos os que, inocentemente, pensavam viver numa democracia! E, mais, num passe de mágica, inventou o “Golpe Democrático de Direito” Eita Gatão arretado!
               Pergunto, agora, seriamente, que pecado cometeram Lula e seus seguidores, para que seus adversários jogassem tanta merda no ventilador? Respondo: trocaram a ética e a moral pelo pragmatismo e o único Presidente, eleito pela esperança de mudanças de um povo, que jamais foi ouvido por quem tinha o dever de fazê-lo, preferiu tornar-se o pai do povo a ser um servidor desse povo... Foi um grande pai, sem dúvida, deu combate (vitorioso) à fome; fez crescer a indústria e o comércio, e, com eles o nível de empregos; a educação incluiu, em suas escolas e universidades, os mais pobres, e a população negra, antes excluídos, e mais um monte de ações e projetos que o levaram a fazer palestras no mundo inteiro e a ganhar láureas nunca recebidas por outro governante brasileiro!
               Porém, mesmo assim, talvez envaidecido e orgulhoso pelo que realizou, apegou-se ao osso do poder, negando, seu pecado maior, a liberdade, a criticidade e a participação do povo na condução de seu destino.
               Um pitaco para a Presidenta afastada: Respeito a sua trajetória, a sua luta, as torturas que sofreu, a sua coragem, a sua vida. Foi, somente, e infelizmente, uma pedra no meio do caminho. Tinha que ser defenestrada, certa ou errada nos atos praticados neste seu último mandado, para que a tomada do poder, por seus atuais donos, se consumasse.
(O Golpe democrático de direito inclui-se como fruto podre dos estertores do sistema de poder capitalista, em nosso país...).

Nenhum comentário: