quarta-feira, 8 de junho de 2016

O QUE PASSOU, PASSOU ? III


Manoel Emilio Burlamaqui de Oliveira
               
                 Em meu último texto, deixei umas interrogações no ar, sobre o crescimento da pobreza, em nosso planeta, ou, como diz Francisco, em nossa casa...
               Ainda que venha a falar muito neste assunto, nos palcos do teatro humano, hoje, prefiro, e me permito, citar algumas frases do Papa Francisco, dirigidas às crianças do mundo inteiro, respondendo a elas, que, em cartas, testemunharam as palavras de Jesus “deixai vir a mim as criancinhas porque, delas, é o Reino dos Céus". Vamos extrair os parágrafos do livrinho "Querido Papa Francisco" que, julgo eu, por sua simplicidade, clareza e objetividade, tornarão mais compreensível o que chamo de Era do Humanismo. Senão, vejamos:
               Respondendo a Mohammed, da Síria - "No mundo, agora, há muito sofrimento e, infelizmente, você sabe bem disso. Há pessoas que fabricam armas para que outras lutem e façam guerra. Há pessoas que têm ódio no coração. Há pessoas que estão interessadas somente no dinheiro e, por dinheiro, vendem tudo, inclusive, outras pessoas. Isso é terrível. Isso é sofrimento."
               Thierry, 7 anos, da Austrália, pergunta: "Querido Papa Francisco, por que há pessoas tão pobres e sem comida? Deus não pode dar comida para essas pessoas pobres como ele fez quando alimentou 5.000?" A resposta: "Sim, sim! Ele pode fazer isso, Thierry! E Ele continua fazendo isso. Naquela época, Jesus deu pão aos seus discípulos para que eles distribuíssem a todas as pessoas. Se os discípulos de Jesus não tivessem distribuído o pão, as pessoas continuariam famintas. Veja: há pão! E há o suficiente para todos! O problema é que aqueles que têm muito não querem dividir com os outros. O problema não é Jesus, mas as pessoas más e egoístas que querem guardar o que têm e não dividir com ninguém. Com essas pessoas, Jesus é muito severo. Precisamos aprender a compartilhar nossas riquezas e nossos alimentos." E, para Michael, 9 anos, da Nigéria, que pergunta: "Como o senhor pode solucionar os conflitos que existem no mundo?" - "Temos de ajudar as pessoas de boa vontade a falar da guerra como algo ruim. As pessoas querem fazer guerra para ter mais poder e mais dinheiro. A guerra é somente fruto do egoísmo e da avareza. Não posso resolver todos os conflitos do mundo, mas você e eu podemos fazer desta terra um mundo melhor. As pessoas sofrem e seu desenho também mostra tristeza. Você conhece o conflito, pelo que vejo. Mas não existe uma varinha mágica. É preciso convencer a todos de que o melhor modo para ganhar a guerra é não fazê-la. Não é fácil, eu sei. Mas estou tentando. Peço-lhe que tente também"
               Nada nos custa ler e ouvir Francisco; e refletir, em cima do significado de suas palavras. A sua luta é nossa, também. Ajudemo-nos, e teremos um mundo cada vez melhor!

Nenhum comentário: