quinta-feira, 2 de maio de 2019

SANTO REMÉDIO*


A. J. de O. Monteiro
                A quitanda do “seu” Pio era mais boteco que quitanda pois o seu estoque era composto basicamente por cachaça e cigarros. Além disso apenas arroz, feijão, farinha e alguns tipos de condimentos da culinária trivial da região. Só para se ter uma ideia, dois terços das prateleiras eram ocupados por garrafas de cachaça, a maioria sem rótulos, portanto de qualidade e origem duvidosas.
                A bodega – vamos chama-la assim mesmo – situava-se estrategicamente no cruzamento de uma rua que demandava ao mercado central da cidade e outra que conduzia ao improvisado cais de amarração das balsas que traziam do sul do estado, gêneros alimentícios para abastecer o próprio mercado e o pequeno comércio varejista local, principalmente da periferia. As balsas – embarcações rudimentares – construídas com talos de buritizeiros deixavam vazar para o rio, uma boa parte da mercadoria que transportava (feijão, arroz, milho). Traziam também aves e animais de pequeno porte (galinhas, perus, patos, suínos, ovinos e caprinos). As fezes desses animais também vazavam para o leito do rio e, juntamente com os grãos, atraiam muitas espécies peixes e, por conseguinte, pescadores. Para o mercado também convergiam pequenos produtores da zona rural da cidade que traziam pra vender na feira livre que se formava ao redor do mercado suas hortaliças, legumes e frutas que vinham até ali transportadas em lombo de jumentos e burros. Daí se formava a eclética clientela da bodega do “Seu” Pio: balseiros, pescadores, barraqueiros, roceiros, atravessadores e os pequenos comerciantes do mercado e adjacências.
                Durante toda a manhã e boa parte da tarde, esses personagens, entre um negócio e outro, uma venda e outra, uma compra e outra, dava uma chegada na bodega para uma talagada, ou duas, ou mais e, dependendo do curso dos negócios, uma boa prosa com o proprietário e outros frequentadores.
                Desde que se estabeleceu no local, “Seu” Pio, arguto, observou que os clientes, para justificar o vício, atribuíam à cachaça, qualidades medicinais do tipo: “Ó ‘seu’ Pio, com uma dor de cabeça de rachar, me sirva uma dose da danada pra aliviar...” Um outro já alegava moleza no corpo ao pedir sua dose do “remédio”. E assim por diante. Cada um com um problema diferente, mas a prescrição era a mesma: CACHAÇA! Dor de barriga, dor nas juntas, falta de apetite e, pasmem, até para pressão alta o remédio era o mesmo: CACHAÇA! E “Seu” Pio, previdente, ia anotando tudo em um volumoso caderno: cachaça é bom pra isso; cachaça é bom pra aquilo e pra aquilo outro. O caderno já estava preenchido com os “benefícios” medicinais da cachaça, para além da metade.
                Certo dia, no final da tarde, já com o movimento da feira encerrado, “Seu” Pio, como fazia diariamente, foi contabilizar o apurado contando o dinheiro vivo e as vendas no fiado anotadas em outro também volumoso caderno. Para isso precisava do auxílio dos óculos, mas, cadê os óculos? Procura aqui, procura ali, procura acolá e nada de óculos. Chama o auxílio da esposa – famosa por ser achadeira, até do que não deve ser achado – e nada de óculos. Revirou gavetas, procurou nos quartos da casa que era contígua ao boteco e necas. Foi ao quintal, procurou no galinheiro e também não achou os benditos óculos. Angustiado e agitado pela procura, começou a sentir uma incômoda dor de cabeça. Foi até o caderno de prescrições medicinais da cachaça e lá encontrou: “cachaça é bom pra dor de cabeça”. Encheu o copo com aquela que considerava a menos agressiva e tomou o “remédio” virando a cabeça para trás.  Quando abriu os olhos, ainda com a cabeça virada, viu seus preciosos óculos na terceira prateleira, entre dois litros da “bendita”. Correu ao caderno de prescrições e anotou: CACHAÇA É BOM PARA ACHAR ÓCULOS!         
*Adaptação de antiga anedota contada por meu pai, que não era lá muito bom nessa arte.

Nenhum comentário: